quarta-feira, 15 de julho de 2015

Restaurantes nos navios da temporada brasileira

A gastronomia é um dos pontos altos da indústria de cruzeiros. Além dos tradicionais restaurantes principais, os navios trazem cada vez mais opções de culinária, com restaurantes de especialidade, informais e diferenciados. Confira neste post um guia para as principais opções gastronômicas dos navios que mais se destacam neste quesito dentre os que estarão presentes na próxima temporada brasileira.






Rhapsody of the Seas

O Rhapsody of the Seas faz sua temporada inaugural na América do Sul, após muitos anos
 navegando pela Austrália na época da temporada brasileira. 
O navio da Royal Caribbean é destaque quando o assunto são os restaurantes a bordo. Com sete diferentes, o navio é o que mais tem opções entre os que estarão no Brasil na próxima temporada. Ainda que o número seja semelhante a de outros navios, o diferencial do Rhapsody é que os seis são de fato opções diferentes, e não apenas salões de jantar adicionais. Confira detalhes dos destaques:

Eldweiss Dining Room
As fotos referentes ao Rhapsody of the Seas são de outros navios da classe Vision.
Este é o restaurante Aquarius, do Vision of the Seas, bem semelhante ao Eldweiis, do Rhapsody. 
Salão principal de jantar, ocupa dois andares e é um dos maiores espaços a bordo. Com vão aberto central, possui paredes de vidro, e capacidade para 1,200 passageiros de uma só vez. Servindo um cardápio variado, que muda toda a noite e é inspirado na culinária brasileira, o restaurante funciona no sistema à la carte tradicional. Opera em dois turnos fixos, e mesas pré-definidas. Quem busca mais liberdade em relação a horários, pode optar pelo My Time Dining; com esta opção, o passageiro pode chegar no restaurante a qualquer hora entre o primeiro e o segundo turno.

Chops Grille
O Chops Grille é o primeiro temático a ser introduzido pela Royal Caribbean em seus navios. Hoje, presente em praticamente toda a frota, é um restaurante premium, especializado em cortes finos de carne bovina. Costuma abrir enquanto o navio está em navegação, para almoço e jantar. Recomenda-se fazer reserva com antecedência, mas na temporada brasileira a procura pelo restaurante não é tão grande como em outros destinos, então há sempre mesas disponíveis. Não está incluído na tarifa do cruzeiro, é necessário pagar uma taxa fixa de 25 dólares por passageiro (valor referente a tarifa praticada em nossa última passagem pelo Splendour of the Seas em 2013).

Izumi Hibachi & Sushi
Um dos pratos servidos pelo Izumi
Com vista panorâmica, o Izumi é outro dos restaurantes temáticos do Rhapsody of the Seas. Localizado no andar superior do Viking Crown Lounge, é especializado em culinária oriental, com foco em sushi e comida japonesa. Assim como o Chops Grille, não está incluído na tarifa do cruzeiro, entretanto, aqui, o pagamento é feito por item do cardápio. São oferecidas diversas opções, entre combinados de sushi e outros pratos orientais.

Park Café 
O Park Café é uma boa opção para lanches e refeições leves. Incluído na tarifa do cruzeiro, este restaurante está localizado dentro do Solarium, a piscina coberta do Rhapsody. Criado após o Park Café do Central Park da classe Oasis, oferece sanduíches, saldas e outros snacks, além de saladas e sobremesas. Normalmente abre para café da manhã e durante a tarde, no sistema misto entre self-service e à la carte. O diferencial é que os sanduíches são feitos na hora, após o pedido do passageiro.

Outras opções
Chef's Table. 
Além dos quatro restaurantes citados, o Rhapsody ainda oferece o tradicional Windjammer Café, restaurante informal no sistema de buffet próximo à piscina e outros dois restaurantes de especialidade: o italiano Giovanni's Table e o gourmet Chef's Table. Estes dois últimos não estão incluídos na tarifa do cruzeiro. Enquanto o primeiro oferece uma seleção de massas e pratos inspirados na culinária italiana e mediterrânea, o Chef's Table é uma opção exclusiva; trata-se literalmente de uma mesa, que fica no restaurante principal, mas separada do restante do espaço, e é servida pelo chefe em pessoa, com um menu gourmet de degustação.



MSC Splendida

O Splendida é outro dos estreantes da próxima temporada nacional. Inaugurado em 2009,
o navio deixará a Europa pela primeira vez quando iniciar sua travessia com destino ao Brasil. 
Parte da classe Fantasia da MSC Crociere, o MSC Splendida será o maior a navegar na América do Sul na próxima temporada. Dentro de seu estilo mediterrâneo, a MSC aposta em um estilo gastronômico mais tradicional, com ênfase nos restaurantes principais para almoço e jantar. Entretanto, o Splendida também possui opções além do tradicional, como o Tex Mex Santa Fé. Confira algumas das opções: 

Restaurante La Regia & Restaurante Villa Verde
O Restaurante Villa Verde está localizado na popa. As fotos que ilustram os restaurantes
do Splendida são de seu gêmeo MSC Fantasia.  
São os dois restaurantes principais do navio, que funcionam toda noite, em dois diferentes turnos. Assim como o resto do navio, foram decorados pelo escritório italiano Studio De Jorio, e são dois dos mais belos restaurantes entre os navios da temporada. O La Regia é o maior, com dois andares, localizado na área central do navio. Já o elegante Villa Verde, está localizado na popa e possui apenas um andar. São os restaurantes tradicionais do navio, que servem cardápio variado, que muda toda noite, no sistema à la carte e em dois turnos diferentes. 

Santa Fé Tex Mex Restaurant
Com decoração temática de velho oeste, o restaurante um ambiente que mistura o faroeste dos EUA com um deserto mexicano, criando alusão ao seu nome. Tex Mex (de Texas e México) é na culinária, um termo que descreve a fusão da comida norte-americana com a comida mexicana. Seu cardápio é variado; destaque para os hambúrguers e sanduíches. A refeição aqui não está incluída na tarifa do cruzeiro, e deve ser paga por item do cardápio. Em 2012, quando estivemos a bordo do MSC Fantasia - gêmeo do Splendida - um combo com bebida, fritas e hambúrguer custava 10 dólares. Quesadillas mexicanas custavam 6 dólares. 


Restaurante L'Olivio
Originalmente projetado como um restaurante francês à pagamento, o L'Olivio é hoje um opção mais requintada aos passageiros do MSC Yatch Club. Exclusivo para os passageiros desta categoria de cabines, está localizado na popa, próximo à piscina Playa del Sol. Abre diariamente, para café da manhã, almoço e jantar, sempre com opções de pratos mais elaborados que os servidos nos outros restaurantes do navio e em um ambiente mais exclusivo e intimista. Ainda que os passageiros de outras cabines não possam experimentar o restaurante Yatch Club, os passageiros do Yatch Club podem optar por fazer suas refeições em qualquer outro restaurante de bordo, caso assim desejem. 

Cafeterias Pago Pago & Bora Bora
São os restaurantes informais no sistema de buffet self-service. Totalmente interligados, estes restaurantes ficam na popa, no mesmo deck onde estão as piscinas principais. Abrem para café da manhã, almoço e jantar, oferecendo uma alternativa mais informal e simples aos restaurantes à la carte. Ocasionalmente, o Bora Bora, que fica mais próximo à popa, é utilizado como restaurante à la carte para o jantar, com um cardápio diferenciado não incluído na tarifa do cruzeiro. Quando isto acontece, o jantar self-service ocorre apenas na Cafeteria Pago Pago. A decoração aqui é inspirada pelas cidades que dão nome aos espaços; elementos que remetem ao Pacífico Sul são comuns. 

Outras Opções
Apesar de não possuir outros restaurantes de especialidade, o MSC Splendida oferece outras opções de culinária em seus diversos bares, com cardápios introduzidos sazonalmente. No wine bar L'Enoteca, costuma ser possível pedir pizzas que são feitas na hora, e não estão incluídas na tarifa do cruzeiro. O Sports Bar, com sua pista de boliche, também costuma oferecer opções à pagamento. A Piazzeta serve doces e sorvetes durante todo o dia e boa parte da noite. Além disso, durante a madrugada, a MSC costuma oferecer lanches complementares em bares selecionados. É importante ficar atento aos diários de bordo para estas opções secundárias pontuais. 

Costa Fascinosa

O Fascinosa retorna ao Brasil em 2015/2016 para sua terceira temporada sul-americana.
Será a primeira vez que o navio ficará baseado em Buenos Aires e Rio de Janeiro. 
Segundo mais novo navio da frota da Costa Crociere, o Fascinosa é um navio de cruzeiros mais tradicional, no quesito alimentação. São dois restaurantes principais, um grande buffet self-service com dois andares e um restaurante premium - não incluído na tarifa. Além destes, há também o restaurante Samsara, que oferece uma opção diferente aos passageiros das cabines Samsara. Confira detalhes: 

Ristorante Gattopardo & Ristorante Otto e Mezzo 
O Costa Fascinosa é um típico navio da Costa Crociere, com  grandes restaurantes de
 dois andares e decoração temática. As fotos são de visita ao navio em dezembro de 2012. 
Com nomes alinhados com a temática do navio, clássicos do cinema, o Gattopardo e o Otto e Mezzo são os dois restaurantes principais a bordo. Ambos possuem dois andares e operam em turnos fixos para o jantar. O maior é o Gattopardo, localizado na popa e com vista panorâmica para o rastro do navio. Já o Otto e Mezzo, fica na área central do navio, e é ligeiramente menor que o Gattopardo. Além do tradicional jantar no sistema à la carte, um dos dois restaurantes sempre abre também para café da manhã e almoço. Servidos pela mesma cozinha, ambos os restaurantes possuem o mesmo cardápio, que varia toda a noite, e é inspirado na culinária italiana, com muita massa e frutos do mar. 

Club Fascinosa
O Club Fascinosa é uma opção diferenciada para quem quer uma experiência de jantar de alto nível. Com cardápio fixo e pratos premium, o restaurante abre apenas para o jantar, e não está incluído na tarifa do cruzeiro (passageiros das categorias mais altas do Costa Club ganham um jantar aqui por cruzeiro). Mais exclusivo, está localizado no mesmo vão aberto que liga os dois andares do restaurante buffet, entretanto, possui acesso independente. É um espaço menor, com telhado de vidro, pista de dança e pequeno palco para música ao vivo. É possível assistir à preparação da comida, através de uma grande janela de vidro que dá para a cozinha. 


Ristorante Buffet Tulipano Nero
Assim como os restaurantes principais, o buffet Tulipano Nero também possui dois andares. É o restaurante informal de bordo, localizado entre duas das três piscinas do navio. No sistema de buffet self-service, serve café da manhã, almoço e jantar, sempre com horário maior que os restaurantes principais. Um dos destaques é o omelete feito na hora e à pedido do passageiro, durante o café da manhã, e ao balcão dos Paninis, no andar superior. Nele, é possível pedir - sem custo adicional - paninis, sanduíches tipicamente italianos. Ultimamente, a Costa tem utilizado o andar superior do buffet como pizzaria durante a noite. Feita na hora, a pizza servida neste sistema é paga à parte. 

Ristorante Samsara
O restaurante Samsara foi criado como uma opção mais leve e saudável para os passageiros que viajam nas cabines da categoria Samsara. Ligada ao Spa Samsara, a categoria Samsara está tradicionalmente ligada a um lifestyle mais leve, voltado ao wellness e fitness. Entretanto, nos últimos anos, a Costa vinha utilizando o restaurante Samsara como uma opção premium para os passageiros desta categoria de cabines - que está entre as mais caras a bordo. Quem se hospedava nestas cabines, ganhava o direito de tomar café da manhã, almoçar e jantar neste restaurante, que é anexo ao Otto e Mezzo, no centro do navio. Entretanto, a Costa parece ter decidido acabar com este privilégio para a próxima temporada. Não está claro qual será a função específica deste restaurante na próxima temporada brasileira do Fascinosa, entretanto, aparentemente, haverá um retorno à proposta original de culinária mais leve, mas destes vez apenas para os passageiros que estejam dispostos a pagar pela comida. 

Outras opções
Além dos restaurantes, o Fascinosa também conta com balcões de buffet self-service em suas duas piscinas principais. Os espaços normalmente oferecem opções complementares às do restaurante Tulipano Nero, como hamburgers e fritas, e em horário ampliado. Para sobremesas, o Bagdad Café é a melhor opção, com diversos doces e chocolates (em geral à pagamento). 

Empress

O Empress é atualmente um dos navios com mais temporadas consecutivas no Brasil.
Sua estréia na região aconteceu na temporada 2008/2009. 
Finalizado em 1990, o Empress é um navio de cruzeiro tradicional, anterior à febre dos restaurantes temáticos que tomou a indústria dos cruzeiros nos anos recentes. Ainda assim, com as reformas pelas quais passou, chegou a ganhar um temático, e hoje oferece três opções de restaurante à seu passageiro. A refeição tradicional, à la carte, no grandioso Restaurante Miramar, uma opção informal no Restaurante Buffet Panorama, e uma experiência diferente no asiático Wú Fusion. É um dos dois navios que a Pullmantur trará ao Brasil na próxima temporada.

Restaurante Miramar
Localizado na popa, o restaurante Miramar é um dos maiores espaços a bordo, com grandes
 janelas de vidro para o rastro do navio. As fotos são de visita que fizemos ao navio em abril de 2015.
O restaurante principal a bordo do Empress é o Miramar, que é o último espaço na popa, nos decks 4 e 5. Possui capacidade para mais de 800 pessoas, em seus dois andares de altura, e sua decoração, com muito mármore branco, lembra a dos navios da Royal Caribbean - companhia para a qual o Empress foi construído. Com suas paredes de vidro, opera no sistema à la carte e serve um cardápio diferente por noite, e opera em dois turnos para os jantares. Ocasionalmente abre também para café da manhã e almoço.

Restaurante Wú Fusion
Descrito pela Pullmantur como um "restaurante com desenho exclusivo", o Wú Fusion é o restaurante temático do Empress. Não incluído na tarifa do cruzeiro, oferece opções asiáticas, em uma área recém reformada com capacidade para apenas 50 passageiros. A Pullmantur se refere a seu cardápio como uma "ampla gama de cocktails e pratos exóticos do oriente, combinados com a cozinha tradicional européia".

Restaurante Buffet Panorama
O Panorama é o restaurante informal que opera no sistema de buffet self-service. Abre para todas as refeições e costuma ser disputado no café-da-manhã e almoço, especialmente em dias de navegação, devido à sua proximidade com o deck da piscina. Localizado na proa, possui vista panorâmica - daí seu nome - e grandes painéis de vidro, além de claraboias em sua parte central.

Texto (©) Copyright Daniel Capella./Imagens (©) Copyright Diogo Kyrillos (Rhapsody) e Daniel Capella (todas as outras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário