terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Conheça o Oasis of the Seas, o maior e mais inovador navio de cruzeiros do mundo

Maior navio do mundo, com 220 mil toneladas de deslocamento, o Oasis of the Seas é também um dos mais inovadores e apreciados na indústria dos cruzeiros. Com atrações únicas, como um parque - que conta com árvores e plantas reais - e um carrossel, o navio é um dos flagships da Royal Caribbean International, que o inaugurou em 2009. 

Desde o final da década de 60, quando começaram a surgir os primeiros navios construídos para realizar cruzeiro, as companhias de navegação tem batalhado por lançar novidades e tendências em suas frotas. Novos tipos de cabine, entretenimento diferenciado e restaurantes de alto nível estão entre as principais inovações, que foram se sucedendo nos novos navios – que também foram ficando cada vez maiores. Tamanho, aliás, que também sempre foi visto pelas companhias como uma forma de inovação. A partir do final dos anos 80, a batalha pelo título de maior navio do mundo se tornou acirrada.

FlowRider, o simulador de surf
Hoje, a disputa entra em um patamar antes inimaginável. Patinar no gelo, fazer tirolesa, passear em um parque e surfar no meio do oceano em um navio que transporta mais de 8,000 pessoas? Sim, desde 2009 é possível a bordo do Oasis of the Seas, o maior e mais inovador navio de cruzeiros do mundo. Ápice da batalha entre as companhias, e obra prima da Royal Caribbean International, o navio revolucionou a indústria de cruzeiros quando de seu lançamento, e até hoje, não encontrou competidores a sua altura.

Com 220 mil toneladas de deslocamento, o navio é de longe o maior navio de cruzeiros do mundo; seu concorrente mais próximo não chega às 170 mil toneladas (apesar do nome, a tonelagem de um navio refere-se a seu volume interno, e não a peso). Não à toa, o navio carrega até 6,400 passageiros (e 2,160 tripulantes) e traz grandes inovações, como o Central Park, e a Boardwalk.

O AquaTheater, com suas fontes de águas dançantes
Criados em um vão aberto central na parte de dentro do navio, são duas das principais áreas públicas do navio, que é composto de sete “vizinhanças”, cada uma com características diferenciadas. Com vegetação real, bancos, restaurantes e lojas, o Central Park procura recriar o famoso parque de Nova Iorque. Já o Boardwalk é a reprodução de um típico píer norte-americano; conta com fliperama, carrossel, carrinho de cachorro quente, entre outros. É nesta área que fica também o AquaTheater, um teatro aquático ao ar livre, que exibe shows de águas dançantes, e espetáculos com mergulhadores profissionais e nado sincronizado.

O navio ainda conta com uma espécie de rua interna, a Royal Promenade, e outras diversas atrações. Para quem é fã de esportes, por exemplo, há o FlowRider, um simulador de surfe, e a ZipLine, uma tirolesa que atravessa parte do navio suspensa a mais de 10 andares de altura. Tudo isso é complementado pelas atrações comuns de outros navios de cruzeiro, como teatro e casino, e mais de uma dúzia de restaurantes diferentes.

A Beach Pool tem deck molhado amplo e aparência de praia
Conhecemos o navio em um cruzeiro pelo Caribe, que é onde o Oasis navega durante todo o ano. Até o final de 2016, embarca passageiros no porto de Fort Lauderdale (EUA) para roteiros de sete noites pelo Caribe Leste e pelo Caribe Oeste. O primeiro passa por St. Maarten, St. Thomas e Nassau (Bahamas). Já o roteiro pelo Caribe Oeste visita Cozumel (México), Falmouth (Jamaica) e Labadee (Haiti), um resort particular da Royal Caribbean International.

A partir da temporada 2016/2017, o navio oferece roteiros semelhantes, mas com novo porto de embarque, Port Canaveral. A cidade na Flórida é o porto mais próximo de Orlando, onde ficam famosos parques de diversão temáticos como os da Disney.


Confira mais fotos do navio e dos destinos visitados por nós:
The Quest, ou A Caçada, em português, é uma atividade realizada no Studio B (onde fica a pista de patinação no gelo), na qual os passageiros que se voluntariam para participar passam por diversos desafios. 
Uma das jacuzzis suspensas na lateral do navio
O Boardwalk, área do navio onde ficam o AquaTheater e o Carrossel.  
Vista na saída de Fort Lauderdale
Vistas da Royal Promenade, um dos principais espaços do navio, com lojas, cafeterias, bares e lanchonetes! 
Central Park, com suas cúpulas de vidro e árvores naturais, durante a noite
Outra vista do Central Park, que fica na área central do navio
Em navegação na costa da Jamaica
Outra das piscinas a bordo, ao todo são quatro externas, cada uma com área própria
Uma delas é a H2O Zone, dedicada a crianças, com fontes e brinquedos. 
AquaTheater durante apresentação do espetáculo Oasis of Dreams que mistura nado sincronizado, acrobacia, saltos ornamentais, ginástica artística, dança e outros. Além de muitos efeitos especiais e fontes.
Barco entra em uma marina na Ilha de Cozumel, no México. O destino é famoso por suas águas quase transparentes de tons esverdeados
A transparência é evidente nessa foto, do Oasis atracado. 
Uma das muitas praias de Cozumel. 
Já essa praia está localizada no destino particular da Royal Caribbean no Haiti, Labadee. Uma espécie de resort, Labadee possui diversas praias que são facilmente acessíveis aos passageiros a pé, do cais. Quase todas podem ser frequentadas gratuitamente (a exceção é a praia que fica reservada aos passageiros das suítes). 
Praticamente uma extensão do navio, Labadee possui três restaurantes disponíveis para o passageiro sem custo adicional, bares (nos quais valem os pacotes de bebida), e lojas (em que se pode pagar utilizando o cartão de bordo). 
Além das praias e da natureza, Labadee oferece outras atrações como um parque aquático no mar, uma das maiores tirolesas do mundo, uma montanha russa, e um grande toboágua. Essas atrações, no entanto, não estão incluídas no valor do cruzeiro e precisam ser pagas a parte. Infelizmente, para o passageiro brasileiro, os valores podem ser altos (para utilizar a tirolesa, por exemplo, é necessário desembolsar 99 dólares, o toboágua não sai por menos de 25 dólares). 
Voltando para o navio, esse é o Solarium, área na popa, semi coberta, exclusiva para adultos com uma pequena piscina, jacuzzis e espreguiçadeiras. É tida como uma área de relaxamento e descanso. 
Vista da popa, com a saída da tirolesa de bordo (essa sim, incluída no valor do cruzeiro!), na área central superior da foto. Destaque para as cabines com varanda do Boardwalk (esquerda) e o AquaTheater. 
Em nosso último pôr do sol a bordo, o mar do Caribe ficou dourado! 
Para ver ainda mais fotos do interior do navio e dos destinos que visitamos, clique aqui

Textos e Imagens (©) Copyright Daniel Capella. Todos os Direitos Reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário